![](https://images.adsttc.com/media/images/56cd/ad9f/e58e/cefa/9100/03d3/newsletter/160203_zipper2_-_hero.jpg?1456319887)
O Serpentine Gallery em Londres revelou o projeto para o Serpentine Gallery Pavilion deste ano, a cargo do escritório BIG, que apresenta uma "parede descompactada". Além do pavilhão, o Serpentine Gallery apresentam também quatro pequenas "summer houses" projetadas por Kunlé Adeyemi - NLÉ, Barkow Leibinger, Yona Friedman e Asif Khan.
Saiba mais sobre os cinco projetos, a seguir.
O Pavilhão
![](https://images.adsttc.com/media/images/56cd/ad26/e58e/cefa/9100/03d1/newsletter/160203_wall_night.jpg?1456319765)
O pavilhão do BIG foi desenvolvido a partir de uma única parede de tijolos, que foi então separada - ou "descompactada" - para criar o espaço interno para o programa do pavilhão.
![](https://images.adsttc.com/media/images/56cd/ad11/e58e/ce8f/8100/0427/newsletter/160203_valley.jpg?1456319744)
Para a estrutura da parede, os tijolos são substituídos por elementos ocos de fibra de vidro que criam uma parede que é transparente quando vista de frente e opaca quando vista obliquamente.
![](https://images.adsttc.com/media/images/56cd/ac3f/e58e/ce8f/8100/0422/newsletter/160203_cave.jpg?1456319535)
"Bjarke Ingels respondeu à exigência de um pavilhão multi-uso com uma estrutura extremamente elegante que é ao mesmo tempo uma parede curva e uma espiral crescente", comentaram a diretora do Serpentine Galleries, Julia Peyton-Jones, e o co-diretor, Hans Ulrich Obrist.
Summer Houses
Kunlé Adeyemi - NLÉ
![](https://images.adsttc.com/media/images/56cd/acfa/e58e/ce8f/8100/0426/newsletter/160223_serpentine_summer_house_2_cnle.jpg?1456319723)
Para sua casa de verão, NLÉ projetou uma "réplica inversa" do Templo da Rainha Caroline, rotacionando o espaço interno do edifício para mostrar a planta do edifício histórico como um vazio. Construído com arenito, assim como o original, o projeto é concebido como um tributo à "forma robusta, espaço e materiais do templo, recompostos em um novo objeto ousado e escultórico."
![](https://images.adsttc.com/media/images/56cd/acc6/e58e/ce8f/8100/0425/newsletter/160218_serpentine_summer_house_view4_cnle_(1).jpg?1456319675)
Barkow Leibinger
![](https://images.adsttc.com/media/images/56cd/adb8/e58e/ce8f/8100/042b/newsletter/barkow_leibinger_view_d.jpg?1456319907)
A proposta de Barkow Leibinger responde não tanto ao Templo, mas a uma estrutura adjacente do século XVIII. Dialogando com esta estrutura (que já não existe mais), o escritório projetou uma casa de verão com uma série de faixas estruturais curvas. "As faixas horizontais remetem ao percurso dentro do Templo da Rainha Caroline", explica o memorial do projeto.
Yona Friedman
![](https://images.adsttc.com/media/images/56cd/ac15/e58e/ce8f/8100/0421/newsletter/yona_friedman_cam3_-_hero.jpg?1456319498)
O projeto de Yona Friedman é uma continuação de seu famoso projeto "La Ville Spatiale", que propõe uma grande grelha modular modulada que oferece espaços para os cidadãos construírem suas próprias casas em uma cidade elevada. A casa de verão é uma estrutura que constitui um fragmento desta grande grelha e pode ser desmontada e reconfigurada de diversas formas.
![](https://images.adsttc.com/media/images/56cd/ac06/e58e/cefa/9100/03cb/newsletter/yona_friedman.jpg?1456319483)
Asif Khan
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Seguindo sua análise do terreno, a proposta de Asif Khan para a casa de verão responde ao fato do arquiteto William Kent ter, supostamente, alinhado o templo para que este receba frontalmente o sol do dia 3 de março, aniversário da Rainha Caroline. Em resposta a isso, a casa de Khan buscar recriar este efeito, com metal polido e três ambientes alinhados, delimitados por uma série de colunas de madeira que direcionam as perspectivas.